Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de maio de 2011

GRAMADO E CANELA MAIO 2011


Chegamos em Gramado , no Glamour da Serra cerca de 15h, excelentemente recepcionados pela Brocker turismo (no aeroporto de Porto Alegre , após um atraso de 2 h no vôo devido neblina intensa).
À primeira saída em Gramado impressiona e muito a qualquer brasileiro . Simplesmente porque a cidade não se parece com nenhum outro lugar do Brasil que já tenha visitado ou visto antes. Minha definição : Gramado é o que seria do Brasil , se o Brasil tivesse dado certo.



Começo pelas casas sem grades ou muros altos por toda a cidade visitada. Para quem mora no Rio é muito difícil entender o que deve ser morar numa casa sem muros elevados , sem morar numa fortaleza.
As casas ainda são todas num estilo austríaco por decreto . Geralmente sou contra essas imposições do governo , mas em gramado isso funciona e funciona bem . A beleza da cidade é inegável . Pelo que aprendi foi devido a Leopoldo Rosenfeld , que após comprar grande parte das terras da baronesa Joaquina Rita Bier conseguiu que fosse aprovado pela prefeitura essa determinação quanto ao estilo . Também foi aprovado o limite de altura ara os prédios de apenas 4 ou 5 andares. Isso torna a cidade bela de ser avistada nos pontos mais elevados , reduzida a poluição visual das grandes metrópoles. Agora finalmente entendi o que significa plano piloto. Se eles conseguem , porque não conseguimos ?
As ruas não tem sujeira nem lixo humano. Quando muito folhas de árvores que ainda não foram varridas. É-me estranho andar por ruas tão limpas! Só estive sob esse efeito ao andar em determinadas cidades européias. As lixeiras públicas não estão abarrotadas todo o tempo , como frequentemente vejo no Rio , SP e NE. Aliás em algumas áreas do resto do país , as lixeiras estão limpas e todo o resto das ruas imundas. Se eles conseguem , porque não conseguimos ?
Curioso é andar pelas calçadas e ver nas ruas tantas faixas de pedestres. Mais curioso é notar que não existem semáforos (sinal ou farol de trânsito ) por Gramado e Canela . Muito simples : quando o pedestre coloca o pé na faixa o motorista é obrigado a parar o carro por força de multa. Na verdade , o pedestre não pode ficar esperando para atravessar a rua . Existem várias câmeras e guardas espalhados pela cidade para multar os infratores. Sim , existem alguns problemas : tem sempre aqueles que se arriscam em descumprir a lei e ameaçam os pedestres; tem pequenos acidentes por algum displicente que gosta de andar colado na traseira de outro, mas no geral funciona bem. Com isso , os limites de velocidades na cidade são forçosamente menores . Durante uma semana não ouvi arrancadas , aceleradas assustadoras , derrapadas de playboys, etc. Se eles conseguem , porque não conseguimos ?



Viajando de Webjet.

    Viajamos do Rio de Janeiro para RS de Webjet. Ok , fomos bem atendidos pelos funcionários em terra e no ar ; houve explicações devido ao atraso , mas certamente é uma empresa aérea de baixo custo. Os assentos são pequenos e com pouca distância entre os bancos , tornando a vida durante a viagem um inferno para pessoas de estatura média como eu , por exemplo. E digo mais: não recebe nada de alimentação ou bebida !!!!Sério , nem biscoito , nem salgadinho , nem guaraná , nem suco e nem água: só pagando!
   Na volta , já previnidos , compramos suco de pêssego ,água , chocolates e goiabinhas nos supermercados para então embarcarmos. Após atingir velocidade cruzeiro , a comissária faz sua propaganda e sugere que façamos piquinique a 36 mil pés .  

Yeah!!!!! E bem mais barato que o lanchinho barato oferecido por eles!