Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 30 de outubro de 2010

Parque das Aves

             DIA 24 DE OUTUBRO DE 2010
   A Mônica tinha razão quanto a este passeio: o site não faz jus . É bem mais interessante do que se pensa.





   A visita começa como um zoológico apenas com aves e alguns répteis . As aves muito bem cuidadas e muitas resgatadas do infame tráfico de animais. O bônus fica por conta das gaiolas em que se pode entrar , tendo-se a sensação de liberdade ampliada. Chega-se muito perto das aves, tão perto que poderia tocá-las.
   Em algumas gaiolas existem ainda câmeras espiãs dentro dos ninhos , no estilo reality show.


   Há belos espécimes de jabutis e cágados . Uma enorme sucuri , uma jibóia , vários lagartos e jacarés bem alimentados . Só fiquei meio bolado porque num dos tanques de répteis e peixes havia 2 ilhas ligadas por um galho   e numa das ilhas uma casinha em que morava um solitário mico preto. Pô , sozinho ? Justo um animal social como esse ? Será que ele tinha livre acesso pelo parque ? Achei difícil para ele sair de lá , uma vez que macacos não gostam de água e o risco de descer ao solo e ser devorado é grande.


   
        Achei bem curioso o viveiro dos flamingos : todo espelhado ! E com explicação para tal.

        Um belíssimo pavão...
       À saída do parque há mais um prêmio : fotos com animais. Adorei poder ficar tão perto de uma jibóia . Ok , era uma jibóia filhote , alimentada com 3 camundongos  a cada 15 dias , mas vocês sabem como sou fã do Animal Planet e em especial do saudoso Steve Irwin.
     Difícil foi convencer a Mônica a fazer a foto . Estava tensa toda a vida.
    "... e porei inimizade entre ti (serpente) e a mulher  ..." Gênesis 3:15a


       Minha fama estendeu-se até Foz do Iguaçu.
  

Cataratas do Iguaçu 2

                                       DIA 24 DE OUTUBRO DE 2010
   Passeio pelas cataratas pelo lado brasileiro tem a vantagem da visão panorâmica de todas as 279 quedas . Consiste numa calçada bem construída , bem sinalizada em zigue-zague pela floresta até o penhasco. Sim há muitos quatis pelo caminho e a visão esplendorosa. Sempre úmido devido spray das cataratas.
   Impressionante que mesmo numa reserva ambiental bem equipada ainda existam espíritos de porcos. Um gringo fumeta (acendia um cigarro no outro) jogou uma guimba na mata. Arrependi-me até a alma por não ter dito :"-Hey gringo!! It´s blody disgusting.". E aposto que lá no mundo maravilhoso dos gringos eles não fazem isso ...








   Ao final do caminho existe a opção de retorno pela rampa ou elevador.   
   Ao topo tivemos a sorte de sermos brindados com o coral de mulheres da Assembléia de Deus de Curitiba . Minha mãe teria adorado e talvez participado...
 

Cataratas do Iguaçu

                                     DIA 24 DE OUTUBRO DE 2010
   Café da manhã de hotel brasileiro : fartura e beleza de cores. Laranja com sabor de laranja . Engula isso Europa!
   Nosso passeio começou pontualmente às 9h pelo sempre bem disposto Félix. No caminho para as cataratas algo do histórico da região. O local foi descoberto por Cabeza de Vaca em fuga em 1546. Todavia somente em final do século XIX seu valor foi melhor apreciado , inicialmente por causa da fronteira tríplice.
   Nessa época , pré-história da ecologia , havia  regimento policial para caças grandes felinos (puma e onça) e o lobo Guará. É com certa ironia que ainda existam fotos desses orgulhosos caçadores . Hoje , um século mais tarde , tentamos desesperadamente salvar tais espécies.
   Félix ainda falou com certa reverência à visita de Santos Dumont que de tão impressionado sugeriu ao presidente que transformasse o local em reserva nacional e conseguiu! Bom , foi atendido em 1986 , mas foi atendido. Toda a reserva consiste em 3%  do espaço inicialmente sugerido.
   Em exploração turística creio que teve início com a inauguração de um luxuoso hotel , nas " beiça" das cataratas , pelo então presidente J.K. .




   Em toda a região de Foz o animal mais popular certamente é o quati. Visto em todos os ambientes , urbanos , reserva ou rurais . Como todo animal que aprendeu a conviver com os humanos , sua dieta também foi modificada para fast food. Se não conseguirem os restos eles roubam : fique atento e não coma perto deles. Seja educado também: não os alimente.



   Félix ainda me assombrou com uma informação : os tucanos invadem ninhos de outras aves e lhes devoram os filhotes. Sério isso? Os tucanos ? Só posso acreditar que esse hábito tenha sido contaminado após aproximação com a política .E agora pai ? Como é que será?
   De qualquer forma o tucano é uma ave linda e seu bico parece que foi pintado à mão!




         

Foz do Iguaçu

                                          DIA 23 DE OUTUBRO DE 2010
   Para começar aprendi que se escrevia o nome desse rio com "Ç" , mas em espanhol e inglês somente funciona com "SS". Iguaçu significa água grande em guarani.
   O Félix , da Rappe turismo , acolheu-nos no aeroporto e nos informou de opções de passeio e algumas peculiaridades locais.
   Na primeira noite: show latino no Rafain. Confesso que fui somente pelo buffet liberado e para fazer a média com a Mônica (visto que não irei ao show de dancinha do Barishnikov) . O espetáculo valeu muito a pena . Dançarinos habilidosos , com destaque para o tango ; o tio que toca harpa e o cara das boladeiras. Vale lembrar também a excelente técnica dos capoeiristas e das belíssimas mulatas ao final .
   Na foto minha nobre escolha de um vinho tinto chileno , da safra de 2008 , Vale Nevado( sim , era o mais barato da carta de vinhos).

Semana do saco cheio

    Geralmente a semana do saco cheio é aquela com 2 feriados escolares : o dia da criança e o dia do professor. Por bem decidimos fazer mesmo na última semana de Outubro.
    Começo ainda no rio de Janeiro ao embarcar no avião da GOL. A tripulação foi atenciosa em gentil , mas aqueles assentos são sempre um insulto. Poltronas de avião são e serão sempre apertadas até que enfim eu possa pagar por uma primeira classe ou alugar um avião.
    Sentei onde mais odeio : a janela . Odeio não pelo medo de voar em algo mais pesado que o ar , mas além de apertado , o apoiador de braço junto `a janela não levanta e a curvatura do avião impede a movimentação dos pés.
   De lanche : amendoim e um copo de bebida . Adoraria pedir o suco de laranja , porém o suco que me apresentaram era daqueles de caixinha que vagamente lembra a laranja. Ah , agora tem a opção de sanduiches e outros quitutes , mas tem de pagar mais. Digo: se quisesse pagar mais , pagaria para ter mais espaço , isso sim vale a pena. Saudades dos tempos em vôos de Rio-SP havia comida.
   Como distração de bordo tivemos a menininha de 2 anos sentada ao lado da Mônica com a mãe.