Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 30 de outubro de 2010

Cataratas do Iguaçu

                                     DIA 24 DE OUTUBRO DE 2010
   Café da manhã de hotel brasileiro : fartura e beleza de cores. Laranja com sabor de laranja . Engula isso Europa!
   Nosso passeio começou pontualmente às 9h pelo sempre bem disposto Félix. No caminho para as cataratas algo do histórico da região. O local foi descoberto por Cabeza de Vaca em fuga em 1546. Todavia somente em final do século XIX seu valor foi melhor apreciado , inicialmente por causa da fronteira tríplice.
   Nessa época , pré-história da ecologia , havia  regimento policial para caças grandes felinos (puma e onça) e o lobo Guará. É com certa ironia que ainda existam fotos desses orgulhosos caçadores . Hoje , um século mais tarde , tentamos desesperadamente salvar tais espécies.
   Félix ainda falou com certa reverência à visita de Santos Dumont que de tão impressionado sugeriu ao presidente que transformasse o local em reserva nacional e conseguiu! Bom , foi atendido em 1986 , mas foi atendido. Toda a reserva consiste em 3%  do espaço inicialmente sugerido.
   Em exploração turística creio que teve início com a inauguração de um luxuoso hotel , nas " beiça" das cataratas , pelo então presidente J.K. .




   Em toda a região de Foz o animal mais popular certamente é o quati. Visto em todos os ambientes , urbanos , reserva ou rurais . Como todo animal que aprendeu a conviver com os humanos , sua dieta também foi modificada para fast food. Se não conseguirem os restos eles roubam : fique atento e não coma perto deles. Seja educado também: não os alimente.



   Félix ainda me assombrou com uma informação : os tucanos invadem ninhos de outras aves e lhes devoram os filhotes. Sério isso? Os tucanos ? Só posso acreditar que esse hábito tenha sido contaminado após aproximação com a política .E agora pai ? Como é que será?
   De qualquer forma o tucano é uma ave linda e seu bico parece que foi pintado à mão!




         

Nenhum comentário:

Postar um comentário