Páginas

Pesquisar este blog

sábado, 26 de março de 2011

Manifesto Sound of Music

Caros amigos ,
   Recentemente assisti com minha esposa , Mônica , um filme no telecine cult dos mais modernos . O nome traduzido para "noviça rebelde" de início nos remete àquelas tardes nostálgicas e inocentes da sessão da tarde.  Pois bem , revendo esse filme vi que contém várias mensagens de duplo sentido e humor negro embutidos  que tentarei passar a vocês agora.
   O filme começa nos apresentando Maria (Julia Andrews) uma jovem noviça ao que parece há pouco admitida no convento, pois ainda não fez seus votos. Mostra-se Maria como uma jovem com possível desordem de atenção (DDA) : problemas com a disciplina do convento, inquietude , logorreica. Então as freiras se reúnem e cantam uma música com o refrão é "Como resolver um problema como Maria". http://www.youtube.com/watch?v=M1HwVmY28Pk
   Pois bem , como não sabem como resolver esse problema , lidam da forma mais humana que conhecemos : ostracismo ! Isso mesmo , as digníssimas freiras se livram  da noviça condenando-a a trabalhos forçados (visto que em nenhum momento falou-se de remuneração ) numa casa com 7 crianças longe, bem longe do convento!
   Reviravoltas do filme , a noviça descobre-se mulher por fim casa-se com o capitão Von Trapp. E qual a música tema no casamento deles? Sim , foi "como resolver um problema como Maria " . Que podemos entender disso:

  • Enfim , as freiras resolveram o problema da paciente com  DDA passando  a outra pessoa ( o que muitos plantonistas conhecem como a regra dos 5 p( Passar Problema Para Próximo Plantão). É assim , quando não sabemos como segurar a bananosa , passamos a trolha para outro.
  • O grande problema de Maria era não ter casado.  Basicamente parece que se resolvem os problemas de todas as mulheres casando-as!!! Totalmente chovinista e sexista ao extremo esse musical!
  • Talvez não tenha sido apenas o casamento , talvez na verdade a lição seja que para resolver o problema da Maria era arranjar alguém para fazer sexo com ela. Mais uma vez :chovinista e sexista . Quer dizer que uma mulher sem sexo é inquieta , logorreica e indisciplinada? Tá , tá , talvez seja o ponto de vista mais certo mesmo ...(rs).
  • Para calar a boca de mulher tem de deixá-la ocupada . Mesmo ainda como governanta ela era responsável pela criação de 7 filhos de diversas idades e ainda gerir um palacete digno dos nossos deputados!
  • ¨Para calar a boca de uma mulher e fazê-la se comportar dignamente é preciso que ela tenha sexo ! Lembrem-se que foi essa mentalidade que forjou o termo histerismo e que alguns médicos nos idos de "18 e lá vai saudade"  prescreviam como tratamento para histerismo a satisfação sexual feminina pelo auxílio digital do médico. 

   Vocês notaram o nome do capitão e família ? É Von Trapp ! Ora , taí a pitada de humor negro . Trap é armadilha em inglês.  AS nobres freiras , se livraram da pessoa problemática  mandando-a para uma armadilha!
   Esse capitão também não era boa coisa não . Ok , no fim ele não se aliou aos nazistas , ponto para ele. Mas considere seus atributos :

  1. nacionalista exacerbado
  2. Pai ausente .
  3. Tratava os filhos como animais . Queria adestrá-los a todo custo . Bom , talvez essa seja a virtude dele...
  4. Julgava-se o pegador . Bastou a mulher morrer , que arranjava uma babá para as crianças e ia para esbórnia em Viena. Dos casos mais fixos sabemos apenas da baronesa e depois a pobre Maria .
  5. Preferia as  ninfetas . Diga-se que a tal Maria  estava na flor da juventude , pouco mais velha que a primogênita dele. Safadinho!
  6. Talvez em nossos dias , o nobre capitão fosse visitado pelo conselho tutelar.
   E aquele garoto , o tal do Rolfe?  O tal que tentava a todo custo xavecar a filha mais velha do Capitão , a tal Liesl . De cara podemos dizer que o garoto é arame liso (cerca o gado , mas não machuca). A menina toda dadivosa  e ele fugindo dela  e se metendo a cantorias . Perdeu a chance de gratinar! Ficou tão chateado com isso , que alistou-se na juventude Hitlerista e então mais lições :

  1.    Jovem sempre faz merda . Ou não gratinou a mina no tempo certo , ou tentava falar com ela quando o pai já estava de volta em casa ou se alia ao maior partido do mal de todos os tempos.
  2. Se o jovem não gratinar , vai fazer coisa pior : drogas ou política. De qualquer maneira sofrerá lavagem cerebral.
  3. Garoto ambicioso . Preferiu delatar a menina e família para se dar bem na carreira .

   Além de toda a mensagem subliminar embutida ainda tinha "jabá " no filme : o carro da fuga era da Mercedes.
  Disparate da moda : as crianças vestiam-se com cortinas e a baronesa (supostamente chiquérrima) no dia em que tomou um chute na bunda usava um vestido decorado com mosquiteiro ! Chequem por favor , para ver se estou mentindo , chequem!
   E a Maria , além de DDA  era brilhante . Veja que em pouquíssimo tempo conseguiu ensaiar um coral com crianças e adolescentes (em plena fase de mudança de voz) para cantarem afinados e de improviso se necessário. Minha mãe , como regente , deve se rasgar com uma presunção dessas.

   Enfim esse foi um dos filmes mais sacanas que já assisti . Muita mensagem subliminar ! Deveria ser revista sua classificação etária.
   Envio este singelo manifesto apenas a amigos e parentes e aguardo o retorno  desse épico de sacanagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário