Páginas

Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Transporte Público

   "País rico não é aquele em que os pobres podem comprar carros , mas em que os ricos utilizam transporte público".
   A frase acima rolava pelo facebook há algumas semanas e em minha última viagem pude comprovar a veracidade disso.
   Somos brasileiros . Transporte público para nós em geral se refere a ônibus barulhentos , correndo a velocidades desnecessárias , com roletas apertadas , desconfortáveis em sua maioria , presos no trânsito como todos os outros mortais, fazendo curvas desconcertantes para os mais velhos e gestantes e , por fim , lotados. Poucos conhecemos metrôs , com extremas limitações de percurso. Poucos conhecemos trens urbanos , que costumam ser problemáticos. Os bilhetes comprados são exclusivamente para a viagem em questão ou no máximo para um curto período de tempo .
   Eis o que presenciei na Alemanha:
   Visitei 4 cidades , basicamente com a mesma estrutura de transportes públicos. Existem o ônibus (claro) , o trem urbano , o metrô e o Tram (forçosamente poderíamos traduzir como bonde , todavia , sinceramente , prefiro usar "tram "mesmo)
.
   Tem-se assim 4 diferentes formas de se locomover pela cidade , uma vez que todas elas se interconectam de alguma forma . Assim você está sempre perto de algum tipo de veículo e pode fazer quantas conexões precisar para chegar ao seu destino.

   Os mapas ( a princípio bastante confusos) mostram as estações dos diversos meios pelas cidades .


   Além das facilidades já citadas , ainda estão onipresentes as bicicletas , com a vantagem  de se utilizá-las em qualquer lugar , inclusive dentro dos trens , metrôs e trams.
Paga-se uma passagem a mais pela bike , mas diga você se não vale a pena? Ou ainda você pode utilizar as bicicletas alugadas na rua . Já que mencionei aluguel , vale também para carros , em específico o Smart e Leaf elétricos.
   As estações são todas bem organizadas , inclusive com o horário dos veículos.


   Com tudo isso já dito, ter carro na Alemanha me pareceu um hobbie ou um luxo , apenas para se passear nas magníficas autobahns nos finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário