Páginas

Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de junho de 2010

Impressões da Europa II

   Continuando minhas reminescências sobre o velho mundo queria comentar que não apenas o asfalto é bom por aquelas bandas , mas ainda a estrutura da cidade .
   Paris
   Nota-se o que é uma cidade que teve um plano piloto e ao seguiu. Dirão que aqui existe o exemplo de Brasília , certo ? Mas , por que diabos , nosso único exemplo é Brasília? Por que não se pode seguir esses malditos planos pilotos em todas as cidades ? Qual a dificuldade ?
   Voltando a Paris achei interessante a maior parte da cidade ser de prédios não altos. Isso fica ainda mais evidente quando você visita os mais famosos pontos turísticos ( a torre , o arco do triunfo, a Notre-Dame, o instituto do mundo árabe , a Sacre Coeur, etc) e consegue enxergar toda a cidade . É um espetáculo por si. Para mim foi como enxergar por cima um desses mapas do Google, pois tive uma visão excelente da cidade.
   Soube que o plano piloto da cidade foi definido por ordem de Napoleão III, cerca de 1870, que já achava àquela época que o crescimento desordenado da cidade traria graves consequências no futuro. Reestruturou a cidade como se fosse um caracol , tendo os bairros  mais recentes mais distantes do centro.
 
   Bruxelas, Bruges , Roterdan , Haia e Amsterdan. Todas cidades por quais passei e todas pareciam extremamente bem organizadas. Claro que do meu ponto de vista. Afinal só conheço o crescimento desordenado e caótico . Para vocês terem uma ideia : não consigo imaginar como eles conseguem manter  esse padrão .
   Parece que estamos sempre andando dentro de um condomínio fechado.

   Aqui conheço bairro que tem o nome de Barbante , simplesmente porque os primeiros habitantes que lá chegaram começaram a demarcar seus lotes , por assim dizer , com estacas e barbantes . Tudo fruto de invasão. Tudo debaixo do nariz do poder público. Tão descarado que me pergunto se há poder público.

   Tantas casas , por assim dizer , construídas em áreas de risco aos olhos de todo mundo , pois ficam nas encostas dos morros e ninguém vê? Ou ninguém quer ver?

2 comentários:

  1. Uma das muitas coisas que atrai a atenção lá é o transporte publico de qualidade...ver executivos com suas maletas no metro, vestindo casacos Armani...Aqui neguinho até surfa no trem...
    Emanuel, parabéns pelo blog, já sou leitor assíduo. Muito bom mesmo.
    Jucelio Cruz

    ResponderExcluir
  2. Fique atento que comentarei posteriormente sobre o trasnporte público.
    Valeu pelo apoio.

    ResponderExcluir