Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cidade Má...ravilhosa?



Recebi a visita de meu irmão de SP para passar o dia a resolver assuntos no Rio de Janeiro. O combinado foi de que ele chegaria no aeroporto Santos Dumont (centro da cidade ) às  8:45.
 
Exata 1 hora antes desse horário saí de minha casa na Barra e segui via orla (com alterações ao fluxo para melhorar o trânsito justo nesse sentido do centro). Às dez para as nove meu irmão me liga dizendo que já estava a postos no terminal de desembarque. Qual não foi meu cosntrangimento em receber tal ligação ainda no Vidigal.
Retornando para a Barra conversamos sobre as cidades e suas peculiaridades , até que passei por um ônibus e lhe disse que era o metrô de superfície, ao que ele me respondeu:
-Lamento , Jr , mas você está equivocado. Aquilo é um ônibus. Metrô de superfície é um tipo de trem , portanto anda sobre trilhos , que ao invés de passar no subterrâneo da cidade , passa em elevados.
-João Marcus , aqui no Rio , isso é o chamado metrô de superfície.
-Não , não pode ser . Como diabos o metrô também fica preso no trânsito ao nosso lado? Como é que o metrô pode furar pneu ? Não acredito , isso é muito estúpido.
-Peculiaridades da cidade.

Expliquei-lhe que em algum momento no Rio houve um chamado plano-piloto em que se pretendia não repetir em Ipanema e Leblon o mesmo erro (de construir prédios elevados à beira mar) de Copacabana. 

Falhou .
Expliquei-lhe que houve a intenção de não repetir o mesmo erro de Copacabana , Ipanema, Leblon e São Conrado na Barra da Tijuca.
Falhou.
Atualmente não há prédios altos na orla do Recreio e Macumba , mas que crescem o olho na Prainha e Grumari , isso fazem . Até quando resistirão , sinceramente não sei .Tenho cá minhas esperanças de que agora a cidade engrene.
Meu irmão ainda espantou-se em ver que havia guardas de trânsito justamente onde havia sinais . Pude explicar-lhe de que mesmo tais semáforos não são de todo respeitados e esses guardas também servem para proteger os cruzamentos , de outra forma constantemente ficariam bloqueados.
João Marcus me disse que o trânsito em SP é sim caótico , entretanto pode-se desviar de grandes vias por ruas internas e assim fugir dos clássicos congestionamentos. No rio isso não é tão simples pela própria geografia da cidade , com vários morros .
Aliás a geografia da cidade , responsável por sua beleza única também é a responsável por suas mazelas . Por muito tempo a ocupação de morros , mesmo nas zonas nobres foi ignorada e assim temos Bairros caríssimos como Gávea , Leblon e São Conrado , circundados por favelas gigantescas como Rocinha e Vidigal. Aqui faço uma ressalva: ainda que a massiva maioria dos moradores da favela sejam de pessoas honestas e dignas , infelizmente a própria estrutura de casas e barracos justapostos e com o mínimo de infraestrutura , prejudicam imensamente a persença do estado suprindo com saneamento básico tais moradores . Fora o fato inconteste de que a bandidagem também se favorece e oprime tal população ao utilizá-la como escudo em suas táticas de guerrilha. Já passou da hora de se reestruturar a cidade e as favelas da cidade de forma humana e racional. Não como celeiro de votos somente.
No final de tarde retornamos ao aeroporto . Deixei-o no embraque às 17:40 e cheguei em casa 19:30. Quando liguei para ele já estava quase chegando no Guarujá enquanto o tempo todo estava no “lenga-lenga “ das ruas cariocas.
O resumo de 2 vezes o trajeto Barra-Santos Dumont numa terça-feira chuvosa foi de praticamente 6 horas no trânsito! Definitivamente não consigo imaginar viver no Rio sem minha moto!

2 comentários:

  1. Oi Manu,
    Vc é muito fofo! Adorei seus comentários sobre o Rio. Pensamos igual.
    Em relação à Sampa, não sabia que a cidade tinha melhorado tanto. A menos de um ano estive lá e peguei um super engarrafamento, mesmo passando pelas comentadas "ruas internas". Surpesa agradável!
    Beijinhos, da cunhada ...

    ResponderExcluir
  2. Oi Manu,
    Vc é muito fofo! Adorei seus comentários sobre o Rio. Pensamos igual.
    Qto à Sampa, fiquei surpresa de saber que paulista eXperto não pega engarrafamento. Ano passado estive lá e, mesmo passando pelas "ruas internas", demorei mais de 1 hora pra percorrer 15 km. Preciso pegar umas dicas com seu irmão ...
    Beijinhos, da cunhada ...

    ResponderExcluir